





Gestão de Marketing
Segundo Philip Kotler, marketing é “atender às necessidades dos clientes com lucro, continuamente”. Quatro complementos podem ser acrescentados a essa definição:
Ao invés de apenas “atender”, podemos “superar” a demanda dos clientes;
Essa demanda não é composta apenas por “necessidades”, mas também por “desejos”;
Nem sempre se visa ao “lucro”, mas sempre a algum tipo de “ganho”;
Além de “Atender continuamente” é preciso manter um “relacionamento” com o cliente.
Para atingir esses objetivos, é necessário um planejamento de marketing preciso e eficiente. Os treinamentos em Gestão de Marketing do SMG auxiliam empresas a entender os principais conceitos e ferramentas do marketing e utilizá-los da forma mais adequada a sua realidade e objetivos. Para isso, serão apresentados os cinco elementos do escopo de marketing:
O treinamento desenvolverá cada um desses conceitos, auxiliando-o a descobrir a melhor forma de usá-los a seu favor. Também serão discutidos temas como o Planejamento Estratégico da Empresa e recomendações práticas de Marketing e Comunicação. Entre os temas trabalhados, estão:
Planejamento Estratégico e Planejamento de Marketing;
Análise de Mercado: ferramentas de análise, análise micro e macro ambiental, variáveis controláveis e incontroláveis;
Pesquisa de Mercado: conceitos básicos, processo, abordagens de pesquisa;
Comportamento do Consumidor: necessidades e desejos, fatores que influenciam o comportamento do consumidor;
Mensuração de Demanda e Potencial de Mercado: como calcular a demanda da empresa e o potencial total do mercado;
Segmentação e Posicionamento: conceitos, formas, etapas, como escolher o posicionamento ideal;
Produtos e serviços: definição, natureza, classificação, processo de desenvolvimento, ciclo de vida, marca, embalagem, decisões sobre o mix de produtos;
Pricing: fatores que influenciam o preço, passos para determinar preços, precificação de novos produtos;
Distribuição: canais, vendas, conflito de canal, estratégias alternativas de canal, “multicanal” e trade;
Comunicação: como atrair a atenção do consumidor, como integrar a comunicação à estratégia empresarial, ética, ferramentas, novas mídias;
Vendas: administração e estruturação de vendas, importância do RH;
Planos de ação;
Cronograma e Verba;
Orçamento e controle do plano de Marketing.
Com o treinamento do SMG, sua empresa terá domínio das principais noções do marketing e estará apta a geri-lo com maior eficiência. Faremos seu marketing evoluir para um relacionamento no qual você atenderá e superará os desejos e necessidades de seus clientes, com ganhos para ambas as partes
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